sexta-feira, 8 de junho de 2012

LIVRE-ARBÍTRIO




LIVRE-ARBÍTRIO


Livre-arbítrio é a expressão usada para significar a livre escolha.É a capacidade de escolha entre o bem e o mal, entre o certo e errado.
É uma tese religiosa ou filosófica que analisa a conduta humana.
Constitui-se na capacidade ou faculdade que o ser humano ,teria de escolher suas ações de um modo livre e
essa escolha teria como consequência a responsabilidade de suas ações.
Os homens seriam pensados como livres para que pudessem ser culpados(punidos ) ou recompensados por
terem agido de um modo e não de outro.
Para Santo Agostinho a fonte do pecado está no abuso da liberdade, sendo entretanto ,o livre-arbítrio um grande Dom de Deus.
Para compreensão espiritual ,podemos confirmar essa tese na Prece de São Francisco de Assis.
                         
               "Senhor,dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
                Resignação para aceitar o que não pode ser mudado,
                E sabedoria para distinguir uma coisa da outra."


PAZ
Rajana Su


SANTO AGOSTINHO

Aurélio Agostinho,Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho,nasceu em Hipona em 13 de novembro de 354 e morreu em 28 de Agosto de 430.
Ele foi : escritor, teólogo,filósofo,padre, bispo e doutor da  igreja católica.Foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente.
Desenvolveu dois conceitos , o homem 'temporal'  amigo de coisas materiais e o homem 'espiritual' o que tem afinidade com assuntos eternos. Santo Agostinho não aceitava a ideia que Deus fosse a causa do mal.
No seu livro Livre Arbítrio, a concepção do mal: Assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o Bem. O mal é aquilo que sobraria do bem. Na sua concepção Deus quis criar um ser autônomo e assim escolher o bem de forma consciente. O homem é um ser criado com capacidade a escolher entre algo bom (proveniente da criação perfeita de Deus) e algo mal (prevalecendo) da vontade humana imperfeita e que afetam negativamente a criação da perfeição idealizada por Deus.
Deus não é o autor do mal , mas é o autor do livre-arbítrio, que concede aos homens a liberdade de exercer o mal ,ou melhor de não praticar o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário